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Compreendendo a Experiência do Paciente
 
R$ 1.250,00
MATRICULE-SE JÁ!
  •   8.00 horas de duração
  •   40 dias de inscrição
  •   Fórum virtual
  •   Certificado de conclusão
Sobre o curso

Realização: Parceria Patient Centricity Consulting e Consórcio Brasileiro de Acreditação
Duração: 8 horas – 2 módulos de 4 horas

Formato: transmissão via sistema online, em tempo real, com interação direta entre participantes e instrutor (não tem gravação)

Instrutoras: Kelly Rodrigues e Nancy Yamauchi

Datas:

- 25/06/2021 - 08:30 às 12:30h; e

- 26/06/2021 - 08:30 às 12:30h.

*Temos descontos progressivos para grupos e turmas in company!

A nova edição do Manual Internacional de Padrões para Acreditação de Hospitais da Joint Commission International, em sua 7ª edição – 2020, traz padrões e requisitos específicos que abordam a Experiência do Paciente, no objetivo de avaliar essa perspectiva do paciente, juntamente com outros elementos do cuidado ao paciente, como segurança e eficácia, fornecendo informações mais completas sobre a qualidade do cuidado ao paciente, agora incluído no novo Capítulo Cuidado Centrado no Paciente.

No objetivo de abordar de forma efetiva e mais completa os conceitos, princípios e importância desse tema, o CBA anuncia a cooperação técnica e educacional com a Patient Centricity Consulting, a primeira consultoria especializada em Experiência do Paciente no Brasil, na criação e oferta de um curso.

Ementa:

  • O que é experiência do paciente e por que este tema tem se tornado tão relevante no mundo todo?
  • O que é “cuidado centrado no paciente” e sua interface com a experiência do paciente?
  • A gestão da experiência, seus componentes essenciais e sua inter-relação com a gestão da qualidade do cuidado ao paciente;
  • Indicadores de Experiência do Paciente, escolha, metodologia de coleta, análise, uso e sustentação das melhorias alcançadas;
  • Quais são os mitos e equívocos no que tange ao conceito de “experiência do paciente” e “satisfação do paciente” e por que isso importa?
  • Como conduzir a transformação institucional e evoluir de uma cultura baseada em “pesquisas de satisfação” para “pesquisas de experiência do paciente”?
  • Métricas reportadas pelo paciente – experiência vivida no continuum dos cuidados prestados e resultados clínicos;
  • Exemplos de estratégias bem sucedidas – Estudo de casos;
  • O novo Capítulo “Cuidado Centrado no Paciente – PCC (Patient Centered Care)”;
  • Padrão, propósito e elementos de mensuração;
  • O processo de busca de evidências;
  • A voz do paciente e família – Entrevista individuais e em grupo;
  • A inter-relação, interdependência e complementaridade entre padrões e capítulos.
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