Sobre o curso
Realização: Parceria Patient Centricity Consulting e Consórcio Brasileiro de Acreditação
Duração: 8 horas – 2 módulos de 4 horas
Formato: transmissão via sistema online, em tempo real, com interação direta entre participantes e instrutor (não tem gravação)
Instrutoras: Kelly Rodrigues e Nancy Yamauchi
*Temos descontos progressivos para grupos e turmas in company!
A nova edição do Manual Internacional de Padrões para Acreditação de Hospitais da Joint Commission International, em sua 7ª edição – 2020, traz padrões e requisitos específicos que abordam a Experiência do Paciente, no objetivo de avaliar essa perspectiva do paciente, juntamente com outros elementos do cuidado ao paciente, como segurança e eficácia, fornecendo informações mais completas sobre a qualidade do cuidado ao paciente, agora incluído no novo Capítulo Cuidado Centrado no Paciente.
No objetivo de abordar de forma efetiva e mais completa os conceitos, princípios e importância desse tema, o CBA anuncia a cooperação técnica e educacional com a Patient Centricity Consulting, a primeira consultoria especializada em Experiência do Paciente no Brasil, na criação e oferta de um curso.
Ementa:
- O que é experiência do paciente e por que este tema tem se tornado tão relevante no mundo todo?
- O que é “cuidado centrado no paciente” e sua interface com a experiência do paciente?
- A gestão da experiência, seus componentes essenciais e sua inter-relação com a gestão da qualidade do cuidado ao paciente;
- Indicadores de Experiência do Paciente, escolha, metodologia de coleta, análise, uso e sustentação das melhorias alcançadas;
- Quais são os mitos e equívocos no que tange ao conceito de “experiência do paciente” e “satisfação do paciente” e por que isso importa?
- Como conduzir a transformação institucional e evoluir de uma cultura baseada em “pesquisas de satisfação” para “pesquisas de experiência do paciente”?
- Métricas reportadas pelo paciente – experiência vivida no continuum dos cuidados prestados e resultados clínicos;
- Exemplos de estratégias bem sucedidas – Estudo de casos;
- O novo Capítulo “Cuidado Centrado no Paciente – PCC (Patient Centered Care)”;
- Padrão, propósito e elementos de mensuração;
- O processo de busca de evidências;
- A voz do paciente e família – Entrevista individuais e em grupo;
- A inter-relação, interdependência e complementaridade entre padrões e capítulos.